sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tomar a Iniciativa


Nossa natureza básica nos torna ativos, e não passivos. Isso significa que temos o poder não apenas de escolher respostas em circunstâncias determinadas, mas também de criar circunstâncias. Tomar iniciativa não significa ser agressivo, insistente ou chato. Significa reconhecer a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam.

Por exemplo: quem deseja um emprego melhor ou uma promoção tem que mostrar mais iniciativa, fazer testes de aptidão, cursos de aperfeiçoamento, estudar seu ramo de negócios, além de conhecer a fundo os problemas específicos das empresas de seu interesse para, depois, mostrar como suas habilidades podem ajudar a resolver as questões da organização.

Esse tipo de iniciativa leva o nome de “venda de soluções” e é um dos pontos chave para quem quer alcançar o sucesso profissional.

Mas, para muitas pessoas falta a iniciativa para dar os passos necessários, para fazer a coisa acontecer. São pessoas que ficam à espera de que algo aconteça, ou que alguém tome conta delas.

Elas não percebem que quem consegue os melhores empregos são os profissionais pro-ativos, aqueles que representam solução, e não mais problemas; são os que aproveitam a iniciativa para fazer tudo que é preciso, em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.
Portanto, se você esperar que os outros façam o que você poderia/deveria fazer, você será um passivo, estará contrariando a sua natureza básica e provavelmente não conseguirá o que deseja.
O crescimento e as oportunidades estão reservadas para os ativos, para quem toma a iniciativa

POR QUE AS MULHERES SÃO IMPORTANTES ?




Elas não levam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução.


Elas sorriem quando querem gritar.

Elas cantam quando querem chorar.

Elas choram quando estão felizes. 
E riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam.

Elas levantam-se para injustiça.

Elas andam sem novos sapatos para suas crianças poderem tê-los.

Elas vão ao médico com uma amiga assustada.

Seus corações quebram quando um(a) amigo(a) morre. 
Elas lamentam-se com a perda de um membro da família, contudo são fortes quando elas pensam que não há mais força.
Elas amam incondicionalmente. 
Elas ficam contentes quando ouvem sobre um aniversário, um baile ou um novo casamento.
Mulheres têm muito a dizer e muito a dar.
Elas dão compaixão e ideais. 
Elas dão apoio moral para sua família e amigos.
Mulheres fazem mais do que dar a vida. 
Elas trazem alegria e esperança.
Elas sabem que um abraço e um beijo podem curar um coração quebrado.
O coração de uma mulher é o que faz o mundo girar !

Oração da Alma Cansada

Pai. O cansaço é imenso e a estrada ainda tão longa! Deixa-me sentar à beira do caminho por um instante e acreditar que neste ato de provisório abandono, TU me sustentas com amor inigualável.

Se meu coração está árido como solo ressequido, TU o suavizas com chuvas amenas.

Se tudo em mim se traduz numa dor surda, TU me tocas com sons celestiais.

Se choro e me entristeço, TU enxugas as minhas lágrimas e afagas o meu coração com a delicadeza de uma brisa matutina. Se me debato na miséria humana e nas minhas próprias misérias, TU me renovas e me dignificas porque ÉS perdão infinito.

Se perco a esperança e a fé, do outro lado do túnel negro da minha descrença, TU me acenas com luz intensa.

E se por fim, o meu estado é tão lastimável que entorpecida, de TI eu me esqueça por completo, ainda assim me sustentas nestas horas críticas, até que cesse o turbilhão!

Da beira do caminho eu me levanto... o cansaço se transforma numa vontade imensa de caminhar. A estrada já não parece tão longa, ao contrário, se me afigura agora uma alameda de cores e flores que quero trilhar palmo a palmo.

Obrigado, Pai! És meu refúgio permanente, único caminho que me permite encontrar a paz!

A Fábula da Verdade

Uma tarde, muito desconsolada e triste, a verdade encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.

- Verdade, porque estás tão abatida?
- perguntou a Parábola.
- Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!
- Que disparate! - riu a Parábola - não é por isso que os homens te evitam.Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.

Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente, por toda à parte onde passava era bem vinda.

- Pois os homens não gostam de encarar a verdade nua; eles a preferem disfarçada

Poço de Águas Turvas

Ao longo dos meses falei a ele palavras de puro amor, mas ele não percebeu. Se erros eu cometi, foram todos honestos, reações apenas aos seus erros deliberados, mas ele não percebeu. Suportei com paciência sua altivez, arrogância e frivolidade, mas ele não percebeu. Fui degrau para que ele atingisse maiores alturas, mas ele não percebeu.Fiz com que manifestasse sua melhor performance, mas ele não percebeu. Fui a sustentação para que ele realizasse velhos projetos, mas ele não percebeu. Avisei-lhe de seu ego distorcido e orgulho desmedido, mas ele não percebeu. Fui saindo de sua vida de mansinho, mas ele não percebeu. Seccionei os canais de amor e luz com os quais o nutria, mas ele não percebeu. Começou a definhar qual parasita apartada do tronco, mas ele não percebeu. Foi perdendo a força, o viço, o brilho, mas ele não percebeu. Começou a resvalar, tropeçar, cair, mas ele não percebeu. Hoje ele é nada.Talvez um mero poço de águas turvas. Presumo que ainda não percebeu, ... mas levantá-lo desta vez? Ah...! Não eu!

Desenferrujar-se

Quantas e quantas vezes a melhor solução é sair do lugar, da posição que se ocupa, e ir ao encontro dos outros.
Se não nos amam, vamos procurar amar e muita coisa vai mudar. Não esperar que sempre venham atrás da gente, que nos tratem bem.

Não se deixe enferrujar pela vida! Renove seu espírito! Redescubra novos ideais! Alimente outros objetivos!

E a sua vida não se estagnará, mas terá nova dinâmica. Depende muito de você!

O fim de uma pessoa começa quando ela pensa que já chegou onde queria, que já realizou o que desejava, que já esgotou seus sonhos.

Quando não se aspira a mais nada, quando não se tem mais nenhum objetivo a alcançar ou algo a fazer, a vida realmente torna-se um peso, envolve-se de tédio e vai acabando com a pessoa em pouco tempo.

É lamentável chegar ao fim da vida sem sequer saber por que se viveu.

Acredite

É interessante observar o padrão de pensamento que dispomos para justificar certos comportamentos em nosso dia-a-dia. A maioria das pessoas gosta de estar sempre com a razão e passa grande parte da vida querendo provar que sua atitude é realmente a correta.

Às vezes, as pessoas lamentam o fato de seus problemas persistirem pela vida afora, e apesar de já saberem o motivo de sua existência e até mesmo como resolvê-los, os mesmos repetem-se a cada dia.

Está comprovado que a grande dificuldade do SER HUMANO está em aceitar suas mudanças internas,  reconhecer que o grande segredo para alcançar a tal "felicidade" está dentro de si mesmo, e não fora. Assim como perceber que tudo o que acontece em nossas vidas nasce dentro da gente e entender porque geramos certos comportamentos ao longo de nossa história de vida. São desafios que certamente nos fazem crescer e permitem vivenciar a paz interior que tanto buscamos.

Reconhecer-nos como vencedores talvez simplifique alguns desafios. Uma vez que temos a chave para alterar nosso comportamento quando necessário sem complicá-lo e, principalmente, contemplar o que os outros dizem, revelamos o que realmente somos.

O vencedor é o que muda a si mesmo sem querer modificar o comportamento do próximo. É aquele que vive a alegria agora, sem ficar esperando um dia para ser feliz, e realiza o seu sonho, sem incomodar-se com os sonhos dos demais.

Acreditar cada vez mais em nós mesmos, no poder interior, nos amando sempre cada vez mais e melhor, revendo nossa postura e desqualificando os preconceitos adquiridos no passado são alguns caminhos que podemos percorrer.

Talvez assim, possamos assumir definitivamente o controle de nossas emoções e compartilhar o amor, descomplicando a doce arte que é VIVER

Entusiasmo

A palavra "entusiasmo" vem do grego e significa "sopro divino".
Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje, é preciso ser entusiasmado.

A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredite nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

Só há uma maneira de ser entusiasmado: é agir entusiasticamente! Se esperarmos as condições ideais primeiro para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.

Há pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.

Como vai seu entusiasmo pelo seu país, por sua empresa, por seu emprego, por sua família, por seus filhos, pelo sucesso de seus amigos? Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: você jamais sairá dessa situação.

É preciso acreditar em você, na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo e o ceticismo. Seja entusiasmado com sua vida e principalmente com você mesmo.

O Amor Que Se Acabou

Quando foi que o amor se acabou e o príncipe virou sapo e a princesa desencantou? Provavelmente depois de tantos beijos não dados, de tantos momentos deixados pro lado, de tanto monólogo de ambas as partes, da presença de fantasmas do passado.
Em geral o amor assiste à própria morte e resta silencioso. Ou ele grita por socorro e as pessoas se fazem de surdas. O mais difícil no fim de um relacionamento é admitir que tudo acabou. Há pessoas que insistem simplesmente porque não querem admitir o fim.
E caminham vagarosamente na vida, vivendo o dia-a-dia como se não houvesse o depois. Mas a vida não acaba quando morre um amor. Ela simplesmente passa por uma transição que, como todas, é freqüentemente dolorida. Tememos as mudanças porque tememos o desconhecido. Mas o que é o desconhecido?

Mesmo o dia de amanhã, não podemos tocá-lo até que ele chegue a nós, não podemos sabê-lo até que chegue o momento em que, mergulhados, precisamos vivê-lo.

Aceitar a morte, qualquer que seja, é reconhecer nossa vulnerabilidade diante da vida. E somos seres orgulhosos por demais para querer reconhecer nossa fragilidade ante o que não podemos controlar. E a vida não se controla.

Ela se abate sobre nossas cabeças e tudo o que podemos fazer é vivê-la o mais intensamente possível com todos os riscos e perigos que ela nos impõe, com todas as surpresas, que ela nos reserva.

Precisamos é tirar o melhor partido do que está nas nossas mãos e reconhecer que pra todo fim há sempre um recomeço.
Uma perda é quase sempre um ganho, é muitas vezes a válvula propulsora para uma nova vida, uma nova história, um novo amanhã

Voar Sempre…

Passamos uma vida presos, qual pássaros em suas gaiolas! Medo de amar, de olhar a vida de frente… E, naquele pequeno espaço, cantamos nossas dores e sonhos! Muitas vezes, as portas de nossas gaiolas se abrem… Mas permanecemos ali, acostumados, encolhidos as nossas vontades e sonhos!
Não tenha dúvida amigo, à primeira oportunidade, deve alçar o vôo dos falcões, calma, confiante, determinada! Ame sem medo, brinque um pouco com a vida ! Não tenha medo dos rochedos e sobre eles,estenda a sua asa corajosa de falcões! Solte-se ao vento, e deixe-na,levá-la ao sonho!
Como o Condor, tente enxergar as pequeninas coisas a sua volta e saber apreciá-las, dando um sentido novo a sua vida ! Não seja passarinho de gaiola, mas, Falcões e Condores do céu !
A cada dia existe uma renovação constante, e nunca um será como o outro… Não há dores eternas, lágrimas eternas, perdas eternas! Há sorrisos, esperando-lhe, dias de sol, o abraço dos amigos,dos filhos e tantos sonhos lindos !
Um amor lhe espera, para com você, voar…voar … Porque a vida é um recomeçar diário de um vôo! E, gaiolas não foram feitas para pássaros…Tão pouco para Falcões !
Então, Voeee!!

A vida é uma corrida constante...


Já dizia uma amiga minha "Sabes que a vida é uma corrida constante... acabamos por ter tanta coisa, que outras tão ou mais importantes acabam por ficar para último".
Será mesmo assim? Estaremos condenados a deixar as coisas mais importantes para último?
Há pessoas com o tempo "apertado", que "lutam contra o tempo", "não têm tempo para nada", "não podem perder tempo para...".
Ora portanto, um pai ou uma mãe não tem tempo para dizer que gosta do filho, um filho não tem tempo para dizer que gosta dos pais, um amigo não tem tempo para dizer que gosta de outro amigo, as pessoas simplesmente não têm tempo...
Mas há tempo para ficar a buzinar numa fila no meio da cidade, há tempo para barafustar com o transito que não anda, o sinal que não muda, o estar atrasado, o autocarro que não chega, o passeio que está sujo, o sr. que passou à frente, até há tempo para falar no tempo que está, o frio, a chuva, mas para as coisas que talvez mais importem, simplesmente "não há tempo"!
Dizem "às vezes não é fácil"... Não é fácil? Passamos tão pouco tempo neste mundo, é ínfimo comparado com o tempo que as pedras da calçada têm, os anos das árvores centenárias...
Se não aproveitarmos o tempo para as coisas "realmente importantes", que marca vamos deixar cá? A da indiferença? Do "depois eu ligo", "depois falamos", "amanhã temos tempo"...
Será que no meio da lista de coisas que temos para fazer durante o dia, não podemos por 30 seg. para dizermos a alguém que simplesmente gostamos dela? Prefiro perder 30 seg. do meu tempo a dizer que adoro uma pessoa e deitar-me mais tarde 30 seg. nesse dia muito mais feliz e saber que "toquei" essa pessoa, ou que o meu simples Olá de manhã, (sim, porque há pessoas que nem para isso "têm tempo") serviu para fazer sorrir alguém!
Pensamos que as pessoas estão sempre lá para nós, que não precisamos dar tanta atenção a algumas, porque são as pessoas mais importantes para nós, são as que nos conhecem bem, que nos aceitam assim, mesmo sem darmos tanta atenção, são os nossos amigos. Mas não será a esses que devemos dar mais atenção? Não será a esses que devemos dizer que os adoramos, que devemos dizer que gostamos de "perder tempo" com eles?
A todos os meus amigos, conhecidos, e outros que hão-de vir, obrigado pelo tempo que perderam a ler isto, e não se esqueçam:

"O tempo passa, as atitudes ficam!"